Amamentação

 

 O leite materno é o alimento perfeito para o bebê. Não parece tão rico e cremoso quanto o leite de vaca, no entanto, ele contém todos os nutrientes necessários ao bebê nas quantidades certas, além dos anticorpos da mãe.

 São inúmeros os benefícios proporcionados pelo leite da mãe.

 Bebês amamentados no seio são menos propensos a contraírem algumas enfermidades como a pneumonia e as gripes, além de aumentar a capacidade cerebral.

 O leite materno é de mais fácil digestão. Os seios estão sempre prontos para o pequeno consumidor, não precisam ser esterialiazados, preparados ou aquecidos.

 Algumas mulheres acham que a amamentação faz os seios caírem. Se isto acontece, não é consequencia da amamentação, mas da falta de sustentação. Os seios ficam pesadose é importante usar sutiã firme(não apertado), que sustente bem dia e noite, até o final da amamentação.

 A amamentação deve ser um prazer e não uma obrigação desagradável: é melhor a mamadeira dada com amor do que o seio de uma mãe raivosa. Se dar o sei não for agradável, procure um profissional especializado para ajudá-la a encontrar a causa do problema  e resolvê-lo. O maior inimigo do leite materno é o estresse. As mulheres das cidades querem ser mães, nutrizes, esposas, donas de casa e profissionais perfeitas logo que chegam da maternidade, o que provoca a diminuição do leite. A ajuda do pai, calmo, compreensivo, sem cobrança é muito importante.

Como Oferecer o Seio Materno

 

 O bebê fica de frente para o seio, sua barriga encostando na barriga da mãe. A mãe pode segurar a cabeça do bebê para ajudá-lo a pegar o seio corretamente. O braço da mãe deve estar apoiado, pois seu conforto é muito importante.

 A boca do bebê deve estar bem aberta, pegando, além do bico, parte da aréola.

 O nariz do bebê deve ficar livre para respirar sem ser necessário a mãe usar os dedos em forma de tesoura. Essa é a pega correta.

 Para retirar o seio da boca do bebê, coloque seu dedo mínimo para entrar ar e desfazer o vácuo e então ele soltará o bico do seio.

Para Aumentar a Produção de Leite

 

  Durante as primeira 72 horas após o nascimento do bebê, os seios produzem um líquido amarelo e fino chamado colostro, constituído de água, proteínas, minerais e, principalmente, de anticorpos que protegem o bebê de infecções e viroses.

 A indicação é que amamente o bebê ainda na sala de parto. Também é importante pedir ao pessoal do alojamento conjunto para evitar qualquer tipo de bico artificial no berçário, pois pode confundir o bebê e assim projudicar a amamentação.

 Nessa fase, coloque seu bebê sempre que possível para mamar, sem se preocupar com horários, pois quanto mais ele sugar, mais leite você produzirá. Com o tempo, vocês criarão uma rotina adequada para as mamadas.

 Seu bebê nasce com uma reserva de nutrientes. Logo após a apojadura (aumento da produção de leite), se ainda tiver pouco leite, a dica é tomar três cápsulas de alfafa, três vezes ao dia, ou ainda chá de lactação. É ótimo e sem contra indicação.

 Estimular a produção com bomba também é válido, mas somente depois da apojadura.

 Lembre-se: uma boa produção de leite depende da quantidade de líquido que a mãe toma - o ideal é ingerir de 4 a 6 litros de líquidos por dia. Pode ser água de coco, sucos e chás de ervas e frutas (evitando chá preto e chá mate).