Cólicas

 São dores muito fortes causadas pelo acúmulo de gases no aparelho gastrintestinais ainda imaturo dos recém nascido. Por não estar totalmente adaptado, não consegue eliminar satisfatoriamente os gases acumulados em seu interior.

 A grande maioria dos bebês tem colicas e elas cessam normalmente após o 3º ou 4º mês de vida do bebê.

Quais São os Sintomas?

 

 Os bebês apresentam choro intenso, alto e prolongado, sem motivo aparente. A cólica geralmente piora no final da tarde ou no inicio da noite.

 Durante o período de crise,o bebê pode apresentar dificuldade em mamar e em dormir, elimina gases e fica muito irritado, provocandosituação de grande estresse nos pais e familiares mais próximos.

 Porém, apesar de todo desconforto, trata-se de uma situação que não prejudica o crescimento e desenvolvimento do bebê.

O Que Fazer?

 

 Se o bebê chorar muito, leve sempre ao pediatra.É importante descartarmos outras possibilidades que justifiquem o choro intenso. Se chegarmos a conclusão de que são cólicas, a mãe poderá manter-se mais calma, o que já ajudará muito na maneira de conduzir o quadro.

 Coloque seu bebê de bruços e segure em sua barriguinha uma bolsa de água morna ou uma fralda passada no ferro quente, pode colocar mesmo por cima de sua roupa. Isso fará com que ele fique mais relaxado.

 Coloque ele sempre após a mamada, para arrotar, isso previne a formação de gases.

 Faça ginastica de esticar e encolher as perninhas e massagens no abdomen, isso auxilia na eliminação de gases.