Exercícios na Gravidez

 

 A atividade física é indicada para todo ser humano fonte de saúde. Se a gestante já possui o hábito, basta somente alguns pequenos ajustes nos programas de treinamento físico. As sedentárias deverão rever seus conceitos para obter benefícios. Em caso de parto normal, a mulher que tiver com musculatura fortalecida terá o melhor desempenho além de uma recuperação mais rápida e melhor.

Quer Mais Vantagens?

 

 O exercício físico contribui para a melhora da auto estima, reduz a ansiedade e o estresse, além de trazer bem-estar e aumento da resistência à dor. E ainda ajuda a controlar o ganho de peso, a pressão arterial, reduz o risco de diabetes, previne varizes e cãibras, melhora a postura e diminui as dores nas costas (lombalgia). Também é comprovado que a gestante que pratica exercícios tem maior propensão a fazer parto normal.

 As atividades mais indicadas são aquelas que não oferecem impacto e riscos à mãe e ao bebê. Entre elas: natação, hidroginástica, caminhada, ioga e alongamento. Independente do tipo de exercício, o ideal é se informar com seu médico, fazer exames e avaliação clínica. Também é importante que os programas de exercícios físicos sejam desempenhados com orientação profissional.

 O correto é que sejam feitos, pelo menos, 30 minutos por dia e, no mínimo, três vezes por semana. A intensidade deverá ser leve ou moderada, de maneira que seja confortável. Antes e após a atividade, faça alongamentos. Em caso de optar por caminhada, a gestante deverá usar tênis de acordo com seu tipo de pisada para evitar lesões. E ainda usar roupas confortáveis.